O movimento aparente do Cruzeiro do Sul e a determinação do Pólo Sul Celeste

1- Objetivos:

Demonstrar conceitos de pólo (Sul) celeste, determinação do ponto cardeal Sul geográfico e movimento diurno da esfera celeste em diferentes latitudes.

2- Material:

  1. Guarda- chuva
  2. Cartão ou pedaço de cartolina
  3. Fita crepe ou adesiva
  4. Caneta
  5. Tesoura
  6. Mesa
  7. Trena ou Fita Métrica

3.1.1- Questões:

  1. O que é uma estrela circumpolar? Nessa configuração experimental, o Cruzeiro do Sul é uma constelação circumpolar.
  2. Seu guarda-chuva tem 8 varetas. Então quanto tempo corresponde a girar o guarda chuva de 1 vareta?
  3. Quanto tempo se passa entre o Cruzeiro do Sul passar de sua posição mais alta no céu para a mais baixa?
  4. Onde está localizado o ponto cardeal Sul no seu experimento?
  5. O pólo sul celeste corresponde ao centro do guarda-chuva, onde todas as varetas se encontram. Pode-se afirmar que o Cruzeiro do Sul aponta para o ponto cardeal Sul?
  6. Existe alguma ocasião quando o Cruzeiro do  Sul aponta para o ponto cardeal Sul?
  7. Existe alguma ocasião quando o Cruzeiro do Sul aponta para o ponto cardeal Norte?

3.2- Procedimento

Reposicione o guarda-chuva, de modo que seu cabo fique totalmente apoiado sobre a mesa, na posição horizontal ( neste caso, as varetas do guarda-chuva ficarão fora da mesa). Seu ponto de observação continuará sendo o mesmo: a extremidade do cabo. Gire o guarda-chuva (livremente) como você já fez no procedimento 1, para simular o movimento da esfera celeste com o passar das horas.

3.2.1 Questões:

  • A que latitude corresponde essa configuração experimental?
  • Nessa latitude, quanto tempo o Cruzeiro do Sul permanece acima do horizonte em um dia?
  • Nessa latitude, o Cruzeiro do Sul aponta para o ponto cardeal Sul?
  • Nessa latitude, o Cruzeiro do Sul é uma constelação circumpolar?

A posição correta para a observação: O olho deve ficar bem próximo do cabo do guarda-chuva.

cruzeiro do sul

Clique para acessar o experimentos_2011.pdf

 

Fotos: Trabalho realizado com alunos do 5º Ano E – EE Profª. Marina Cintra – São Paulo – SP.


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