1- Objetivos:
Demonstrar conceitos de pólo (Sul) celeste, determinação do ponto cardeal Sul geográfico e movimento diurno da esfera celeste em diferentes latitudes.
2- Material:
- Guarda- chuva
- Cartão ou pedaço de cartolina
- Fita crepe ou adesiva
- Caneta
- Tesoura
- Mesa
- Trena ou Fita Métrica
3.1.1- Questões:
- O que é uma estrela circumpolar? Nessa configuração experimental, o Cruzeiro do Sul é uma constelação circumpolar.
- Seu guarda-chuva tem 8 varetas. Então quanto tempo corresponde a girar o guarda chuva de 1 vareta?
- Quanto tempo se passa entre o Cruzeiro do Sul passar de sua posição mais alta no céu para a mais baixa?
- Onde está localizado o ponto cardeal Sul no seu experimento?
- O pólo sul celeste corresponde ao centro do guarda-chuva, onde todas as varetas se encontram. Pode-se afirmar que o Cruzeiro do Sul aponta para o ponto cardeal Sul?
- Existe alguma ocasião quando o Cruzeiro do Sul aponta para o ponto cardeal Sul?
- Existe alguma ocasião quando o Cruzeiro do Sul aponta para o ponto cardeal Norte?
3.2- Procedimento
Reposicione o guarda-chuva, de modo que seu cabo fique totalmente apoiado sobre a mesa, na posição horizontal ( neste caso, as varetas do guarda-chuva ficarão fora da mesa). Seu ponto de observação continuará sendo o mesmo: a extremidade do cabo. Gire o guarda-chuva (livremente) como você já fez no procedimento 1, para simular o movimento da esfera celeste com o passar das horas.
3.2.1 Questões:
- A que latitude corresponde essa configuração experimental?
- Nessa latitude, quanto tempo o Cruzeiro do Sul permanece acima do horizonte em um dia?
- Nessa latitude, o Cruzeiro do Sul aponta para o ponto cardeal Sul?
- Nessa latitude, o Cruzeiro do Sul é uma constelação circumpolar?
A posição correta para a observação: O olho deve ficar bem próximo do cabo do guarda-chuva.
Clique para acessar o experimentos_2011.pdf
Fotos: Trabalho realizado com alunos do 5º Ano E – EE Profª. Marina Cintra – São Paulo – SP.